7 Mitos sobre o Branqueamento Dentário

Ter um sorriso branco e brilhante é tudo aquilo que queremos. Para isso existem muitos tratamentos e produtos disponíveis.

No entanto, é necessário ter em consideração o que é mais eficaz e sobretudo mais seguro de utilizar.

Assim, decidimos reunir o nosso corpo clínico e escrever 7 mitos sobre o branqueamento que devemos ter em consideração.

1. Todas as pessoas podem fazer o tratamento.

Qualquer pessoa pode fazer um branqueamento dentário, desde que tenha cuidados com a higiene oral e uma boca saudável.

2. O que é necessário fazer antes do branqueamento dentário.

Em primeiro lugar deve sempre marcar uma consulta com o seu médico dentista. Deve ser feito um raio x de forma a concluir que todos os dentes se encontram saudáveis. Um exame odontológico revela se existem restaurações que precisam de ser substituídas antes ou depois do branqueamento dentário.

3. O branqueamento danifica o esmalte dos dentes.

Não. Os estudos científicos comprovam que o branqueamento não danifica o esmalte dos dentes. No entanto, o branqueamento é um tratamento que deve sempre ser prescrito pelo seu médico dentista e só deve ser realizado por ele ou por um / uma higienista dentária.

Os produtos utilizados pelo médico dentista, para o branqueamento, atuam apenas no pigmento intrínseco e extrínseco presente nos dentes, pelo que a reação química que acontece não é abrasiva e não afeta a estrutura dentária.

4. Sente-se dor no tratamento.

A dor e desconforto que pode existir é normal e de carácter transitório. É possível que ocorra sensibilidade dentária durante e após o tratamento, devido à ingestão de bebidas e alimentos mais frios e ácidos. Para diminuir esta sensação de desconforto pode sempre utilizar dentífricos que aliviem a sensibilidade indicada.

Para além da sensibilidade pode existir algum desconforto gengival que é reflexo do produto aplicado.

5. Os dentes ficam brancos para sempre.

Após o tratamento, o efeito mantém-se por muito tempo. Não existe um tempo específico, porque a duração do efeito depende muito do estilo de vida de cada pessoa no que diz respeito ao consumo de determinados alimentos, como: vinho tinto, chá ou café. Também o consumo de tabaco influencia esta questão temporal.

No entanto, é pouco provável que os dentes voltem à cor original. Pode também repetir o tratamento do branqueamento a cada 6 meses, sempre que fizer a consulta de higiene oral.

6. A utilização do carvão ativado é aconselhável.

Segundo o artigo de opinião do prof Haywood, não há estudos que demonstrem os benefícios do carvão ativado para a saúde oral, nem é claro que a sua utilização seja segura.

Neste sentido, recomendamos apenas a utilização de tratamentos que são oficialmente comprovados e como referido anteriormente, manter um estilo de higiene oral saudável e regular.

7. As pastas branqueadoras resultam.

A maioria das pastas de dentes que existem nos supermercados contêm agentes abrasivos, como a sílica hidratada, carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio. Estes agentes dão um efeito ilusório de branqueamento e têm como função esfoliar a camada superficial de esmalte existente nos dentes, desgastando-os.

O ideal será sempre optar por escolher pastas de proteção, por exemplo, proteção para cáries, esmalte, gengivas, entre outras.

Sobre higiene oral saiba algumas dicas aqui.

Informe-se sobre as doenças periodontais. Tudo o que precisa saber para um sorriso saudável – saiba mais aqui.

Fontes: Colaboração de todo o corpo clínico. Artigo científico do Professor Van Haywood. Livro do Professor João Carlos Ramos (Estética em Medicina Dentária).

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

2ª a 6ª Feira 9:00 – 13:30
2ª a 6ª Feira 14:30 – 19:00
Sábado 9:00 – 13:00

 214 956 023 / 932 465 905

MORADA

Pcta Dr. Gentil Martins, 2, Loja D
2720-201 Amadora
N 38º 44′ 58.1” | W 9º 14′ 1.0”

Marque a sua Consulta

Trabalhamos diariamente na construção do seu sorriso.

MARQUE A SUA CONSULTA AQUI