Bruxismo

O que é o bruxismo?

O bruxismo é um hábito que afeta cerca de 8 a 10% da população. É o hábito de ranger ou apertar os dentes, muito frequente durante a noite e resulta de uma contração involuntária dos músculos dos maxilares.

No entanto, o bruxismo também se manifesta durante o dia. É caracterizado pelo apertar involuntário dos dentes e mandíbula, em reação a certos estímulos.

Assim, é possível considerar duas formas distintas de bruxismo:

Bruxismo Diurno

É uma atividade semi voluntária da mandíbula e caracteriza-se pelo apertar dos dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado. Neste caso, geralmente não ocorre o ranger dos dentes. Esta situação pode estar relacionada com um tique, hábito ou uma reação ao stress.

Bruxismo Noturno ou do Sono

É uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, com produção de sons, enquanto o indivíduo está a dormir. Neste caso, o bruxismo do sono cria tensões ao nível das articulações temporomaxilares, provocando o desgaste destas articulações e consequentemente dores de cabeça. Ranger os dentes provoca o seu desgaste, afetando assim a sua integridade e a saúde oral.

Causas do Bruxismo

Para o bruxismo diurno, não está completamente esclarecida a verdadeira causa. Tem origem no sistema nervoso central, mas é uma doença multifatorial que depende de vários fatores, porém considera-se que esteja associada a fatores de risco como o stress e ansiedade.

Para o bruxismo noturno, os estudos demonstram que durante as crises de bruxismo ocorre um aumento da atividade cardíaca, respiratória e muscular, o que permite constatar uma relação entre os mecanismos do sono e o bruxismo.

Sintomas

As manifestações destes movimentos involuntários e descoordenados dos maxilares surgem a três níveis: nos próprios dentes, nos músculos e na articulação.

Os músculos estão em hiperatividade e isso leva à fadiga e à dor, provocando os seguintes sintomas:

  • Acordar cansado.
  • Dor de cabeça.
  • Mandíbula com dor e movimento limitado.
  • Desconforto na articulação temporomaxilar.
  • Dores nos músculos da face.
  • Rigidez dos ombros.
  • Limitação dos movimentos de abertura da boca.
  • Perturbações do sono.
  • Desgaste do esmalte dos dentes.
  • Fratura de peças dentárias

Principais Fatores de Risco para o Bruxismo

  • Ansiedade.
  • Stress físico e emocional.

Como Tratar o Bruxismo

Quanto ao bruxismo noturno, as consequências podem ser controladas com a utilização de uma goteira de proteção dentária durante o sono, de forma a proteger os dentes e assim reduzir a atividade muscular.

É igualmente importante o acompanhamento dentário com um médico especialista em ortodontia de forma a fazer uma correta articulação dos dentes do maxilar superior e inferior

Outras abordagens comportamentais podem ser utilizadas como a psicanálise, auto-sugestão, hipnose , relaxamento progressivo e meditação.

Como Prevenir o Bruxismo

A forma de prevenir o bruxismo é a utilização de técnicas de relaxamento que ajudam a diminuir os níveis de ansiedade, por exemplo, relaxar antes de dormir, tomar um banho de água quente, ouvir música calma ou ler um livro.

Consulte sempre o seu médico dentista ou pediatra (no caso do bruxismo infantil) para uma avaliação mais detalhada.

Por norma, as crianças sofrem de bruxismo até à adolescência. A maioria das crianças deixa de ranger e apertar os dentes quando os dentes de leite são substituídos pela definitiva.

Fonte: The Bruxism Association (online).

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

2ª a 6ª Feira 9:00 – 13:30
2ª a 6ª Feira 14:30 – 19:00
Sábado 9:00 – 13:00

 214 956 023 / 932 465 905

MORADA

Pcta Dr. Gentil Martins, 2, Loja D
2720-201 Amadora
N 38º 44′ 58.1” | W 9º 14′ 1.0”

Marque a sua Consulta

Trabalhamos diariamente na construção do seu sorriso.

MARQUE A SUA CONSULTA AQUI