Como a Dieta da Mãe Influencia a Saúde Oral do Filho

A alimentação e os hábitos de higiene orais são fundamentais no período de gravidez. No entanto, em que sentido a dieta da mãe influencia a saúde oral do filho.

Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade Melbourne e mencionado pela revista saúde oral:

“A genética não predispõe as pessoas para o desenvolvimento de cáries dentárias, mas as crianças com mães com excesso de peso, têm maiores probabilidades de ter cáries dentárias”.

Mihiri Silva, a investigadora que coordenou o estudo sublinha que “a forma como a genética impacta a saúde oral ainda não foi muito estudada. Este é o primeiro estudo com gémeos que analisa tanto a genética como os fatores de risco no início de vida, nomeadamente as doenças e o estilo de vida. Descobrimos que os gémeos idênticos, com genomas idênticos, têm níveis de cáries dentárias diferentes. Isto significa que os fatores externos, como a falta de flúor na água, por exemplo, parecem ser a primeira causa das cáries dentárias e não a predisposição genética.”

Relação entre o estilo de vida mãe e a saúde oral do filho:

Com este estudo foi possível demonstrar que existe uma relação entre a saúde e o estilo de vida da mãe durante a gravidez e a futura saúde oral da criança.

Concluindo-se que a obesidade durante a gravidez pode ser um marcador para o aumento da probabilidade de desenvolvimento de cáries dentárias nas crianças.

“A relação entre a obesidade materna e as cáries dentárias da criança é complexa. Talvez o peso da mãe tenha uma influência biológica no desenvolvimento do feto ou talvez o risco de desenvolvimento de cáries dentárias aumente devido ao maior consumo de açúcares naquele lar”. Refere a investigadora.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: