O que é a Destartarização e Polimento Dentário?

É muito comum visitar o dentista para fazer uma destartarização. Mas afinal o que é uma destartarização e para que serve o polimento dentário?

Ao longo do tempo acumula-se, nos dentes, Placa Bacteriana e a melhor forma de removê-la é escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia. No entanto, existem sempre zonas de difícil acesso onde a escova não chega e por isso não ficam devidamente higienizadas.

É precisamente nestas áreas que a placa bacteriana pode acumular-se. Ela mineraliza e forma um depósito encrustado e duro que se chama Tártaro, este é impossível de ser removido apenas com a escovagem diária.

Se o tártaro não for removido, vai acumular-se mais placa bacteriana à volta dos dentes e abaixo da linha da gengiva, o que resulta no avanço da doença gengival.

Como reduzir os riscos da doença gengival?

A melhor forma de o fazer é realizando uma limpeza profissional, conhecida como destartarização e polimento dentário.

Como?

A destartarização e polimento dentário é um tratamento realizado pelo seu médico dentista ou higienista.

Este tratamento consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro existente à volta dos dentes e gengivas e o polimento suaviza a superfície dos dentes e as pequenas imperfeições em zonas mais rugosas, elimina manchas e deixa os dentes brilhantes, protegendo contra a nova acumulação de placa bacteriana.

Normalmente, o seu médico dentista aconselha-o sobre a frequência com que deve fazer uma destartarização e polimento dentário.

É fundamental fazer regularmente esta limpeza profissional, uma vez que, é um bom complemento a uma boa rotina de higiene oral. Porém deve lembrar-se que este tratamento não substitui a escovagem diária, é apenas um complemento.

Outros artigos relacionados: