Periodontite: Sintomas e Tratamentos

A periodontite é uma doença silenciosa e indolor, por isso é importante saber quais os sintomas associados a esta doença e quais os tratamentos adequados.

O que é a Periodontite?

A periodontite é uma evolução da gengivite, que já falamos aqui. É uma doença que afeta o conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar.

É uma infeção que resulta da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral. A acumulação de placa bacteriana e tártaro no sulco existente entre a gengiva e os dentes provoca uma inflamação crónica e destrói todos os tecidos que suportam os dentes.

Para além disso, fatores como a predisposição genética, diabetes e tabagismo podem determinar a progressão e a gravidade do quadro.

Sintomas da periodontite:

• Sangramento espontâneo durante a escovagem, alimentação ou com o uso do fio dentário.
  • Gengivas inchadas, brilhantes, avermelhadas e doloridas.
  • Mau hálito constante.
  • Presença de pus no espaço gengival próximo ao dente.
  • Dentes com mobilidade.

Tratamentos para a periodontite:

Raspagem
Periodontal
É feita a raspagem, na superfície radicular, para retirar o tártaro, placa bacteriana que endurece a superfície dos dentes.
Este procedimento é o principal na abordagem deste problema.
Controle de
placa
bacteriana
É necessário que o paciente continue, em casa, o controle da placa bacteriana através de uma boa higiene oral.
Terapia de
suporte
É uma fase de manutenção, com consultas periódicas que acompanham a resposta do paciente ao tratamento.
Medicamentos para
periodontite
Durante o tratamento, se o médico considerar adequado e necessário, podem ser administrados comprimidos com o intuito de controlar a infeção.

A periodontite pode ter riscos?

A periodontite pode levar à perda dos elementos dentários e consequentemente prejudicar a mastigação, fala e estética do sorriso.

No entanto, é uma doença que pode estar ligada aos seguintes fatores de risco:

• Desenvolvimento de problemas de saúde, como dificuldade do controlo sistémico em pacientes com diabetes.
  • Complicações durante a gravidez. A infeção periodontal pode levar a um parto prematuro.
  • Doenças cardíacas, como enfarto do miocárdio e aterosclerose.
  • Outras doenças e infeções.

Como prevenir a periodontite?

• Manter uma boa higiene oral diária.
  • Escovar os dentes de manhã ao acordar, após as refeições e à noite antes de dormir.
  • Usar o fio dentário, para limpar as regiões que a escova não alcança.
  • Fazer consultas no seu médico dentista para controle e prevenção precoce.

Desta forma evita a evolução da doença e as suas complicações. Se a periodontite não for diagnosticada e tratada antecipadamente torna-se num problema complexo, uma vez que, evolui para a perda óssea, os dentes começam a abanar e acabam por cair, tornando a situação irreversível.

É uma doença que afeta grande parte da população e é responsável pela maior parte da perda de dentes em adultos.

Outros artigos para leitura: