Pastas Dentífricas: Carvão Ativado

As pastas dentífricas feitas à base de carvão ativado estão agora na moda, com a promessa de remover manchas e branquear os dentes.

Mas será que esta utilização não é prejudicial para a saúde oral dos pacientes?

Segundo a revista Saúde oral os médicos dentistas britânicos desaconselham a utilização destas pastas dentífricas porque podem ser prejudiciais para a saúde oral dos pacientes.

Segundo o artigo disponibilizado pela revista, em Portugal, a Associação de Defesa do Consumidor (DECO) já tinha alertado os consumidores para os perigos escondidos nestas pastas de dentes, explicando que  “o carvão pode desgastar o esmalte, causar o recuo das gengivas e provocar sensibilidade dentária”.

De acordo com o estudo publicado pela revista British Dental Journal  a análise realizada a 50 pastas dentífricas à base de carvão ativado revelam que apenas 8% contêm flúor, o que significa que oferecem uma proteção muito limitada contra as cáries dentárias.

Os investigadores explicam ainda que os materiais à base carvão ativado são, frequentemente, abrasivos e podem danificar o esmalte dentário e as gengivas.

Não há estudos que demonstrem os benefícios do carvão ativado para a saúde oral, nem é claro que a sua utilização seja segura, conforme explicamos neste artigo.

Fonte: Revista online saúde oral.

Fonte imagem: Revista saúde oral.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

2ª a 6ª Feira 9:00 – 13:30
2ª a 6ª Feira 14:30 – 19:00
Sábado 9:00 – 13:00

 214 956 023 / 932 465 905

MORADA

Pcta Dr. Gentil Martins, 2, Loja D
2720-201 Amadora
N 38º 44′ 58.1” | W 9º 14′ 1.0”

Marque a sua Consulta

Trabalhamos diariamente na construção do seu sorriso.

MARQUE A SUA CONSULTA AQUI