Por que temos aftas?

Utilizamos o nome aftas, para descrever pequenas úlceras na membrana mucosa da boca.

As aftas não são causadas por uma infeção e por isso, não são transmissíveis de pessoa para pessoa, através do beijo, da partilha do mesmo copo ou até mesmo através do contacto entre pessoas.

Então, o que causa o aparecimento das aftas?

As aftas podem ser a consequência de morder ocasionalmente o interior da bochecha, podem ser o reflexo do uso incorreto da escova de dentes ou um dente mais afiado/dentes restaurados.

Em situações em que as aftas são recorrentes, as causas são pouco conhecidas, no entanto, podem existir vários fatores que aumentam esse aparecimento, tais como:

• Stress e ansiedade.
  • Lesão oral.
  • Alterações hormonais (algumas mulheres desenvolvem aftas no período menstrual).
  • Consumo de alimentos como o chocolate, café, amendoins e morangos, podem potenciar este aparecimento.
  • Tabaco. Quando as pessoas estão em processo de tentativa de deixar de fumar, o aparecimento de aftas pode ser uma consequência da alteração de substâncias na boca, o que é uma situação normal. No entanto, não deixe que este facto seja limitativo da decisão de deixar de fumar. Lembre-se sempre, que as vantagens para a saúde oral são muito maiores e o aparecimento das aftas é uma situação de curta duração.

Por que aparecem recorrentemente aftas?

O aparecimento recorrente de aftas pode ter origem em deficiências nutricionais ou noutras doenças, como:

• Deficiência de Vitamina B12.
  • Deficiência de Ferro.
  • Doença Celíaca.
  • Doença de Crohn.
  • Síndrome de Reiter (artrite reactiva).
  • Imunodeficiência.

Ou por razões relacionadas à toma de medicação como anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) ou ácidos acetilsalicílico e beta-bloqueadores. Estes são medicamentos que tratam algumas patologias cardíacas e podem ser exemplo do aparecimento de aftas recorrentes.

No entanto, este efeito será sempre temporário, notando-se apenas numa fase inicial da medicação ou quando há aumento da dosagem, porém nunca deve parar a medicação por causa de um problema de aftas, sem consultar o seu médico.

Quais os sintomas que estão associados a este problema?

Pode estar com uma afta, caso:

• Sinta um ou mais focos de dor no interior da boca, na língua, no palato mole (parte de trás do céu da boca) ou no inteiro das bochechas.
  • Tenha lesões na boca que sejam redondas, brancas ou cinzentas, com uma elevação avermelhada à volta.

Como é possível tratar este problema?

A dor provocada por uma afta geralmente diminui em alguns dias e as lesões geralmente saram, sem tratamento, no espaço de uma ou duas semanas.

Se as lesões forem grandes, muito dolorosas ou mais persistentes, o seu dentista pode prescrever-lhe um líquido de lavagem antimicrobiano ou outra solução para diminuir a dor e a irritação.

Outros artigos que pode considerar interessantes: